Musa dos blocos do DF aprendeu a sambar um mês antes do concurso


Eleita musa dos blocos tradicionais de carnaval do Distrito Federal em 2014, a estudante de ensino médio Thais Karla Macedo de França, de 17 anos, aprendeu a sambar um mês antes do concurso, apenas para poder participar da seleção. A inscrição foi feita de última hora, e a jovem, que diz ter dúvidas sobre a própria beleza, não esperava conquistar os 11 jurados e vencer as outras candidatas.

"Sabia só o miudinho, mas sambar do jeito que se samba lá, não. [Entre as concorrentes havia] Umas que são bailarinas, outras não sambavam também. E avaliavam de tudo um pouco, como beleza e carisma", explica a adolescente. "Quando participei, não imaginava que ia ganhar. Fiquei muito feliz."

O incentivo para que a pouco confiante garota se inscrevesse no concurso veio da mãe, a servidora pública Síntia. Thais, que é modelo desde criança, já havia ficado em terceiro lugar na seleção para Rainha do Samba, mas continuava questionando se havia potencial. O resultado rendeu à menina um ano de academia gratuitamente.
Sabia só o miudinho, mas sambar do jeito que se samba lá, não. [Entre as concorrentes havia] Umas que são bailarinas, outras não sambavam também. E avaliavam de tudo um pouco, como beleza e carisma"
Thais Karla Macedo de França, de 17 anos, eleita musa dos blocos de carnaval do DF
"Ela gosta de participar dessas coisas, mas é muito humilde. Sempre diz que não é tudo isso que as pessoas falam. Eu sempre afirmo que ela tem que acreditar nela, mas ela nunca acha que é nada disso. Tem horas que tem que dar um empurrão", conta a servidora.

O desapego da estudante é tão grande que, na final do concurso, ela não titubeou em emprestar o short que usava a uma concorrente que o elogiou. E essa não foi a primeira vez que a adolescente abriu mão de um objeto pessoal por outra candidata: em um desfile, Thais cedeu o sapato que usaria para uma menina que disse achá-lo bonito.

Na vida pessoal, a situação não é muito diferente. Aos 8 anos deu a uma menina que morava na rua a sandália que havia acabado de ganhar da mãe e que nunca tinha usado. Questionada pela mãe, Thais respondeu: "Você consegue comprar outro e me dar depois, mamãe". Em outro caso, convidou um flanelinha a se juntar à família para lanchar em um restaurante.
Indiferente à surpresa que pode causar nas pessoas por esse comportamento, a adolescente mantém uma rotina comum para a idade, se dividindo entre a escola integral, o inglês e o contato com a família. Ela nunca sai de casa sem dizer que ama os pais e os dois irmãos. O apego a eles fez com que a garota escolhesse gastar os R$ 2,5 mil que ganhou como musa dos blocos tradicionais para comprar roupas para si e para se divertir com os pequenos em um shopping.

Já sobre o futuro, Thais tem poucas certezas. Cursando o 2º ano do ensino médio, a menina ainda não se decidiu sobre o vestibular. A ideia é manter a carreira de modelo – ela sonha em ganhar dinheiro como Gisele Bündchen e ajudar as pessoas como faz Angelina Jolie – e paralelamente se preparar para um concurso público.
Thais Karla Macedo de França, musa dos blocos tradicionais do DF (Foto: TV Globo/reprodução)Thais Karla Macedo de França, musa dos blocos
tradicionais do DF (Foto: TV Globo/reprodução)
"Quero entrar para a Polícia Civil. Gosto [da ideia] porque meu pai é policial e me conta as coisas, as aventuras, [como é] ele atendendo, as coisas que acontecem", revela a adolescente.

A mãe, que pretende continuar vendo a jovem na carreira de modelo, se diz orgulhosa da dedicação da menina. "Ela tem uma rotina puxada, se dedica bastante. E eu sempre pego no pé e digo que não adianta ser bonita e ser burra, né? Ser bonita, mas não saber nem conversar nem escrever não dá."

Concurso
Como musa, Thais vai precisar estar à disposição da imprensa para falar sobre os blocos ao longo deste ano, além de comparecer aos eventos do GDF sobre carnaval. Além disso, vai acompanhar os desfiles dos oito grupos, que ocorrem em todo o DF.
A seleção que a elegeu contou com a inscrição de 28 mulheres, entre 16 e 32 anos. Destas, dez foram pré-selecionadas para a final, que ocorreu no dia 22 de janeiro. Os 11 jurados avaliaram as candidatas em três quesitos: beleza, carisma e dança (samba, marchinha, funk e frevo). Esta foi a 4ª edição do evento.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dr. Carlos Araújo de Souza

Dr. Carlos Araújo de Souza
Dr. Carlos Araújo de Souza